1 de fevereiro de 2012


O que comer em cada refeição :

0

             O que comer em cada refeição

                     
Alimentar-se de forma adequada é a melhor forma de adquirir disposição ao longo do dia e também o principal segredo para quem busca emagrecer de forma saudável e eficaz.
A alimentação saudável caracteriza pelo consumo de alimentos com quantidades significativas de nutrientes, devendo ser distribuído em pelo menos cinco refeições ao longo do dia, evitando pular ou fazer poucas refeições.
Para quem busca emagrecer ou simplesmente manter o peso, saiba que o período em que menos engordamos é de manhã, por isso o café da manhã é tido como a refeição mais importante do dia, uma vez que durante a noite para manter as funções básicas, o organismo queima glicose, que é a principal fonte de energia, consumido a glicose passa a utilizar o glicogênio estocado e ao acordarmos os níveis dessas substâncias estão muito baixos, necessitando assim serem repostos para que não venha a nos faltar energia durante o dia, portanto, o café da manhã além de ajudar na perda de peso, nos torna mais ativos e saudáveis para enfrentar as atividades diárias, porém poucos valorizam essa refeição, quando feita, geralmente é de forma inadequada e corrida.
O café da manhã deve ser caprichado, feito com calma, composto principalmente por alimentos que contenham carboidratos, facilmente encontrados em pães, geléias e frutas, é importante também consumir queijos, leites e iogurtes fontes essenciais de proteínas e cálcio, já as fibras das frutas, além de proporcionar saciedade, contribuem para o bom funcionamento do intestino. Segundo nutricionais, o cardápio ideal para um bom café da manhã deve ser composto por: café com leite, duas fatias de pão integral com requeijão ou queijo, uma fruta que deve ser variada a cada dia, um copo de iogurte com cereais e uma noz, castanha do Pará ou cinco pistaches. Outra opção uma pouco mais restrito pode ser feito por uma xícara de café com leite, uma fatia de pão integral com uma fatia média de queijo minas de preferência light e uma maçã.
Para quem busca a perda de peso o café da manhã é essencial, pois está associado à diminuição de fome para as refeições seguintes, chegando ao almoço com menos riscos de comer excessivamente.
O almoço é a segunda refeição principal do dia, por isso jamais deve se deixado de lado, reduzido ou evitado, pois é ele quem garante a continuidade de disposição e energia para a sequência das atividades, normalmente quando chegamos à noite com muita fome é porque o almoço não foi adequado. Para um almoço balanceado consuma: três colheres de sopa de arroz, meia concha de feijão, uma colher sopa de vagem cozida, um filé médio de peixe, preferencialmente cozido, uma colher sopa de cenoura cozida, para acompanhar salada de rúcula e uma fatia pequena de melão como sobremesa.
Já o jantar deve preparar o corpo para o repouso, fechando a sequência das refeições principais, por isso o ideal é que ele ofereça nutrientes que foram perdidos ao longo do dia, evite sobrecarregar o organismo para dormir. Assim como o almoço, o jantar não deve ser evitado, sendo composto por frutas e verduras, como sugestão: uma coxa de frango, couve-flor, palmito, alface, pepino, salada de mista de legumes.
É importante frisar que ressaltamos aqui a importância de cada refeição principal, porém entre elas são fundamentais os lanches, lembrando que o ideal é fazer de cinco a seis refeições por dia, por isso na luta contra a balança, frutas, iogurtes light, sucos, torradas, pães integrais, barrinhas de cereais, tornam-se verdadeiros aliados, por isso não os dispensem.



Créditos : http://www.mulhersexofragil.com.br/o-que-comer-em-cada-refeicao/

0 comentários:

Postar um comentário